quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

UC.5 DR1- A sociedade do telemóvel!

1. Considera excessiva a expressão "sociedade do telemóvel"? Justifique.


2. Será que o telemóvel promove o anulamento do diálogo directo, já que é mais fácil mandar uma mensagem ou falar via telemóvel? Discuta contextos diversificados. 


3. Estamos a assistir à construção de uma sociedade mais aberta os mais fechada? Justifique. 


4. Comente os valores de Sónia no modo como efectuou o carregamento do telemóvel.


RESPOSTAS:


1. Claro que não, hoje em dia até há quem tenha dois ou três telemóveis, só pelo facto de poder ter três cartões de operadoras diferentes a fim de baixar o consumo em chamadas.
Para além disso é muito raro o cidadão que não tenha um equipamento destes, pois hoje é vital, como vem descrito no documento.


2. Penso que sim, pois assim torna-se mais fácil, as pessoas podem discutir certas matérias evitando fazer muitos kms,podendo também resolver vários assuntos a distancia apenas de um clic   no botão do telemóvel.


3. Penso que com o desenvolvimento de hoje em dia a nossa sociedade tem tendência a abrir-se para o mundo, o aparecimento de novas tecnologias veio precisamente contribuir para um rápido desenvolvimento da sociedade.


4. Esta jovem serviu-se do seu corpo esbelto, para através da internet seduzir um homem de modo a este lhe carregar o telemóvel com 25 euros. Direi que esta jovem não possuirá grandes valores morais. 









terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

UC 5- Mass Media / Marshall Mcluan

1. Justifique as seguintes afirmações de Marshall McLuan:
- "As pessoas não costumam ler jornais. Elas passam por eles todas as manhãs como pelo banho quente".
- "O futuro do livro é a sinopse".


2. Refira-se ao papel atribuído ao "consumidor final" nas duas tecnologias referidas.


3. Desenhe o esquema que representa o seu Ambiente Personalizado de Aprendizagem.


4. Critique o seu Ambiente Personalizado de Aprendizagem.


Respostas.


1. O autor esta-se a referir ao facto de as pessoas apenas lerem as capa e o verso do jornal, nunca aprofundando o facto de poder obter mais informação de modo a poder criar uma opinião sua, e não baseada em pressupostos jornalísticos.
- Na segunda afirmação, o autor diz que no futuro a informação será mais seleccionada e abreviada e recorrendo as novas tecnologias.


2. Penso que estará no meio que ele escolher para ser informado, nos media tradicionais a informação e feita para as massas, uma noticia e lida por 3 milhões de pessoas, enquanto na web as pessoas tem acesso a mais variada informação porque toda a gente escreve a sua opinião desde redactores a médicos e até meros trabalhadores.


3.


4. Acho que o sistema de ensino até esta´bastante melhor do que há uns anos atrás, aqui na escola a única coisa que me incomoda é o facto de nem sempre haver internet, facto que nos prejudica, fazendo-nos adiar os trabalhos para aulas posteriores. 







terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

U.C.5 \ D.R.3 - Como surfar rapidamente na Internet?

Mas eu descobri uma forma mais rápida ainda de surfar na web: Basta deixar de fazer blogues ;)

1. Problematize os problemas de natureza legal que se têm levantado aos agregadores.

2. Discuta a pluralidade de modos de surfar a Web e de aceder à diversidade de fontes de informação hoje disponíveis.

3. Comente a "solução" sublinhada.


1= Recentemente um conhecido agregador de noticias foi processado por varias empresas de comunicação social, alegando que esse agregador, mais conhecido por google news, copiava literalmente as suas feed´s,em sua defesa o google news afirmou que apenas indexava na sua pagina  apenas os links onde era possível obter a informação desejada.


2= Existem muitas maneiras de surfar na internet, cada um escolhe aquela com que se identifica mais,e de acordo com os conhecimentos que possui e as necessidades reais.


3= Depende do ponto de vista de cada um, ter sempre informação disponível sobre determinado tema pode ser muito útil, estando a informação mais organizada e sem perdas de tempo a procurar noutros sites.